quarta-feira, abril 11, 2007

Mentiras

Quem assiste ao Universal Channel já deve ter visto centenas de vezes a propaganda dos seriados na qual o “Dr. House” aparece dizendo: “As pessoas mentem por milhares de razões”.

Esta é a premissa do personagem ao tratar doentes: as pessoas sempre mentem. A partir daí ele investiga seus pacientes e faz seus diagnósticos. A série faz grande sucesso, ganhou inclusive prêmios (apesar dos enganos e exageros no que diz respeito à medicina e às doenças).

Os motivos que levam as pessoas a mentir são muitos. O objetivo é um só: esconder a verdade. Interessante que a verdade, algo tão precioso e valorizado por todas as crenças e morais sociais através da história, seja ao mesmo tempo tão diligentemente escondida dos outros pelas mesmas pessoas que tanto a prezam! Não só enganamos os outros como, muitas vezes, tentamos esconder a verdade de nós mesmos.

Deve ser por isso que um dos traços de personalidade que mais me atraem numa pessoa seja a sinceridade e capacidade de desvelar e enfrentar a verdade com calma e equilíbrio.

Para mim, este é um aprendizado, longo e doloroso. Salvo engano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mentira?

Chris Rodrigues disse...

Verdade!!!
Sempre a verdade.