quinta-feira, abril 12, 2007

Desabafo contra a Microsoft

Enviei hoje o texto abaixo para uma grande lista de e-mails. Um grito de revolta contra a prepotência e arrogância:

"Amigos,
Desculpe importuná-los, alguns receberão esta msg em mais de um e-mail. Não costumo escrever para grande número de destinatários. Sei que é uma chateação e todos estamos ocupados. Desculpem-me, mas a revolta é grande e é preciso que a Microsoft saiba que não é Deus.
Meu velho notebook precisou conserto há 3 meses. O técnico reinstalou o Windows XP. Não usou o CD original de meu computador por ter perdido. Mas achei que não fosse ter problemas.
Há alguns dias, por meio de uma atualização, a Microsoft detectou que o Windows de meu equipamento não era original. Solicitou que eu fizesse a "ativação de produto". Fiz. Não deu certo e em contato por telefone disseram-me que eu teria que reinstalar o Windows comprando-o ou, para ter o CD original, teria que falar com o fabricante do notebook (a Toshiba). Enquanto isso ocorria, uma mensagem - "voce tem 10 dias para ativar seu Windows" - surgiu a cada inicialização da máquina, em contagem regressiva. Como estava em tratativas com a Microsoft e a Toshiba para resolver o problema, não me preocupei. Os 10 dias se passaram, incluindo os feriados da Páscoa, quando não liguei o computador.
Ontem o Windows não mais abriu quando ligo o notebook, tornando impossível acessar qualquer arquivo ou programa nele. Liguei para a Microsft, novamente, e fui informado que o Windows estava bloqueado por não ser original e que teria que reinstala-lo. Disse que em momento algum havia sido informado dessa possibilidade e que estava em meio às negociações com a Toshiba para solucionar o problema. Fui informado, então, que deveria enviar um e-mail para um certo endereço da Microsoft para que eles me enviassem, em caráter excepcional, uma liberação provisória até que o software fosse regularizado.
Ora, é muita prepotência e arrogância pensarem que podem tomar medidas unilaterais, sem prévio aviso, sem levar em conta as providências já tomadas pelo consumidor, como se este fosse um marginal delinquente, como se o cliente e consumidor tivesse apenas obrigações e não direitos.
Por essa e outras, estou decidido a abandonar a Microsoft e incentivo a todos que façam o mesmo. Usem o OpenOffice no lugar do MS Office (é ótimo e gratuito), naveguem com o Firefox (ecelente, seguro e grátis!), no lugar do Explorer e, se puderem, instalem o Linux em seus computadores. É preciso dar um basta à exploração do monopólio da Microsoft. Que eles tenham o mercado mundial. A mim, não mais terão!
(Caso queira responder, faça-o só a mim. Não dê "responder a todos" ou "reply to all". Não desejo importunar ninguém com correntes de e-mails, ok?)
Obrigado."

Nenhum comentário: