segunda-feira, abril 02, 2007

J. T., India e o segredo da vida

Há momentos na vida que uma conjunção de fatores nos proporciona uma experiência sublime, que faz valer a pena estar vivo. Momentos assim se perpetuam depois na memória. Quando somos afortunados de ter uma música para acompanhar a lembrança, então a experiência se torna mais palpável.

James Taylor é um dos meus favoritos. Desde “Fire & Rain”, há mais de 30 anos, ele tem feito músicas que me tocaram fundo – “Fading away”, “You can close your eyes”, “Hey mister”, “Home again”, “You’ve got a friend” – e mais recentemente a bonita homenagem a Martin Luther King, “Shed a little light”, passando pela gratidão aos brasileiros na sincera “Only a dream in Rio”, na qual ele conta da emoção de ver e ouvir um mar de gente cantando com ele no “Rock in Rio” numa época em que ele – que nunca foi roqueiro - andava meio por baixo.

India.Arie - é assim mesmo, com ponto final entre os nomes – foi uma agradável surpresa. Confesso que nunca havia ouvido a bela negra e nem ouvido falar dela. Mas, no show da ong Musicares, em homenagem ao bom e velho J. T., tive o privilégio de conhece-la. E reencontrei outra pérola do repertório de J. T.: “Secret o’ life”. Com uma interpretação emocionante, delicada, poderosa, India cantou a música acompanhando, com gestos leves e significativos, cada nota, cada palavra. Lindo, lindo demais! Pena que eu ainda não possa compartilhar com vocês esse momento, pois não sei como fazer o upload do vídeo, mas vou aprender com meu filho e disponibilizar pra vocês saberem do que estou falando.

Secret o’ life” é uma música simples e profunda. Propõe que o segredo da vida seja a “aproveitar a passagem do tempo”, assim como o segredo do amor está “em abrir o coração”. Será? Não sei, mas músicas e letras assim me deixam emocionado e pensativo. E grato por estar vivo para sentir essa emoção. Para ouvi-la na voz de Sweet Baby James, clique no botão “Box” azul ao lado e procure nos arquivos do meu Boxnet.

E bom proveito!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

olá, deixaste-nos com água na boca a espera do vídeo! Também fizeste-me ir buscar na memória um concerto fantástico com JTaylor e Sting, em 19_ _ e bolinhas gratuito em SP, e inacreditavelmente não tinha quase ninguém! Aproveitamos muito bem o concerto. E os DVD's do JT são uma boa companhia, cá em casa temos o hábito de ter músicos convidados a hora da refeição, e ele é um deles, um dos que mais frequentam a nossa casa! rsrs.
Tou esperando o vídeo!
bençãos