quinta-feira, setembro 20, 2007

Presunção

Incentivado pelo post em 14/09 no blog "Diário de Hitlodeu" a respeito do Orgulho, fiquei matutando sobre a danada da Presunção.
Esta, presente em todos os maus momentos da humanidade, parte da equivocada idéia que "se eu acho que é assim, assim é". Arvoramo-nos ser o que não somos, acusamos outros sem comprovação, presumimos erroneamente e agimos mal, a partir de nossa pobre presunção.
Bush tem a presunção de ser o defensor da liberdade; Osama, o defensor de Alá; Renan, o portador da inimputabilidade. Eu, a presunção de poder dizer algo relevante aos meus amáveis leitores - todos os seis!
Interessante que Jesus, ao ser perguntado se era o rei dos judeus, respondeu: "tu o dizes", como dizendo "não tenho essa presunção, voce é que está presumindo que eu o seja".

Um comentário:

Anônimo disse...

E eu que tenho a presunção de ser um dos seis leitores?
Só uma dica: o Google está de olho em seu blog e mais, dando informações diárias e aos montes para um monte de gente. A presunção de ter poucos leitores é pecaminosa.