terça-feira, outubro 31, 2006

Tutu no estrangeiro

A Folha de SP de hoje informa que subiu quase 20% o valor dos recursos brasileiros no exterior: mais de 110 bilhões de dólares!!!!
Tenho orgulho de dizer que meu filho é um dos felizardos detentores de recursos depositados em outras terras... Peralá!!! Calma aí !!! Não se precipitem! Ele deixou uma conta bancária aberta quando voltou de viagem à Europa, com pouco mais de 150 libras de saldo (menos de R$500,00).
Pois é. O interessante é que esta conta bancária, com baixo saldo e nehuma movimentação, seria uma dor de cabeça para o Rica se fosse mantida no Brasil: todo mes, seriam debitados valores em torno de R$ 20,00 para manutenção da conta e, depois de alguns meses de inatividade, seria cobrada taxa de inatividade.
Com esta conta, acontece o contrário: todo mes ele recebe extrato; apesar de não fazer movimento, o saldo é sempre maior do que o anterior!!! E não se trata de investimento (o valor é baixo demais pra investir), não, é puro e simples saldo bancário. Os bancos ingleses pagam aos seus clientes por manterem dinheiro na conta!!! Estranho, não???
Recebi "comunicado importante" do Banco Itaú. Avisava-me de "mudanças na minha conta corrente": o valor de todas as taxas cobradas foi aumentado!!! Apesar dos imorais lucros obtidos nos últimos anos, e da negociação salarial com seus funcionários ("nosso maior patrimônio!") mais imoral ainda, os bancos não tem a mínima vergonha de aumentar as taxas cobradas dos seus clientes. E ainda tem a cara de pau de enviar uma correspondência que sugere sutilmente que quem está levando vantagem nessa são os clientes!!! Eles pensam que somos bobos? Talvez. E, talvez sejamos mesmo, nos submetendo a esse tipo de extorsão. O problema é que quem mais seria prejudicado - os grandes depositantes - esses não pagam nada. Quem paga mesmo estas taxas absurdas é o "povinho", a "raia miúda", a "ralé", que não detém o poder econômico...
Mas que, se um dia, resolver virar o jogo, vira. Com certeza.

3 comentários:

Chris Rodrigues disse...

Olá Rubens,
obrigada pela visita e pelo comentário. Pois é, o blog é De Ponta Cabeça, desde os posts até os assuntos, não seguem uma linha editorial, como vc viu. (rs...)
Sobre os banqueiros nossos de cada dia, viu que eles disseram que não obtiveram lucro para pagar o aumento dos funcionários?
Vc viu as pernas do Paulo Brabo lá no meu bloguim? Rapaz, elas me deram um trabalho porque não paravam de andar. Ainda bem que prestamos serviços de Ut.Pública e o seu dono foi lá para recuperá-las.
Seja bem vindo e tb estarei te linkando em minha página.
Muita paz
Christiani Rodrigues
www.de-ponta-caebca.blogspot.com

Chris Rodrigues disse...

E me esqueci: A nossa imprensa brasileira há muito tempo deixou de formar opiniões e hoje paga caro por isso. Nesta eleição, o que mais fiquei revoltada foi com o papel medíocre desta mídia que tá aí.
Sempre as mesmas pessoas, sempre os mesmo favorecimentos, sempre seus próprios interesses.
Pobre de nós, jornalistas!!
Agora vou...
Chris
www.de-ponta-cabeca.blogspot.com

Lou H. Mello disse...

Rubens
Há muito tempo atrás, era assim por aqui. Que será que mudou? Será que só os bancos mudaram? Um dia, em uma agência do Bando do Brasil, elevei minha voz do meio de uma fila imensa que era atendida por um único caixa, sem nenhuma boa vontade e clamei por mais caixas. As pessoas que estavam na fila brigaram comigo dizendo: Agora é que vai demorar mais. Fica quieto ai apressadinho. Se não tá bom procura outra agência e vai por ai.