sexta-feira, outubro 27, 2006

Dois Comentários

Dois comentários políticos recentes me deixaram preocupado:
Um dizia que os dois candidatos à presidência não têm projeto nacional definido;
O outro dizia que para os mais pobres (a maioria da população), umas poucas benesses paternalistas, “bolsa-isso” ou “aquilo”, aumento real do salário mínimo e controle da inflação já são suficientes, não desejando reformas, pois poderiam implicar em perda de “direitos adquiridos”.
Ambos os comentários, caso corretos, implicam numa falta de perspectiva de desenvolvimento real* do país no futuro, pois este (o desenvolvimento) se dá em função dos desejos e necessidades do povo e da capacidade do governo de atende-los através de um projeto nacional.
Sem metas e intenção de alcançá-las, não se sai do lugar.
Como bem diz Ella Weeler Wilcox no poema “Ventos do Destino”:
Um barco sai para o leste e o outro para o oesteLevados pelo mesmo vento que sopra:É a posição das velas,Não a força dos ventos,Que lhes dita o curso a seguir.Como os barcos no mar são os ventos do destinoQuando navegamos ao longo da vida:É a posição da almaQue determina a meta,E não a calmaria ou a luta.
Apesar de tudo, espero que os analistas que fizeram tais comentários estejam errados. Para o bem do Brasil.

* - para mim, desenvolvimento tem a ver com melhoria da qualidade de vida e bem estar percebido pela população; nada a ver com crescimento econômico.

Nenhum comentário: