segunda-feira, julho 03, 2006

Choque Cultural

Um dos maiores impactos psicológicos que uma pessoas pode ter é o "choque cultural": ver-se imersa em outra cultura - língua, costumes, clima e estilo de vida diferentes - sem estar preparada para o que vai encontrar.
Muitas pessoas já passaram por esta experiência, a maior parte bem sucedidas, com maior ou menor dificuldade. Tive um caso, quando trabalhava com estudantes estrangeiros na ACM de Sorocaba, em que o rapaz colombiano teve um surto psicótico e teve de voltar, tal a violência do choque que sentiu e a dificuldade de adaptar-se.
Mas não é isso o que me chamou atenção recentemente. Percebi o quanto é também difícil, para alguns, o retorno à própria cultura. Para alguns, o esforço e o sucesso são tão grandes ao enfrentar uma nova cultura, que, ao voltarem "prá casa" sentem uma dificuldade maior de readaptação ao antigo e conhecido ambiente do que o choque cultural inicial.
Lembro-me que não tive muitas dificuldades para me adaptar à vida nos EUA quando estive lá por um ano como intercambista do AFS, na década de 70. Mas "voltar" ao Brasil levou-me aproximadamente seis meses!!!
Menciono este assunto porque estive com uma amiga recentemente que passa justamente por esta fase difícil, e na tentativa de ajudá-la, mencionei minha própria experiência e percebi como ela foi forte e marcante. Estranho, não? Ser mais difícil "voltar pra casa" do que ser "um estrangeiro em terra estranha" !

2 comentários:

Lou disse...

Também passei por isso e fui chamado para ajudar pessoas com esse problema. É sério, real e perigoso.

Anônimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»