segunda-feira, julho 02, 2007

O Segredo da Vida - 1/2

É comum as pessoas usarem peças literárias - textos, poesias, letras de música – para retratarem sua visão da vida e do mundo naquele instante. Aquí no Brasil, as pessoas citam Fernado Pessoa, Carlos Drumond de Andrade, Nietzsche, Jesus, Gandhi, Kardec, Buda e Proust; outros recorrem a Vinicius de Moraes, Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Skank, Paralamas, Charlie Brown Jr., Racionais MC e músicos estrangeiros para traduzirem o que pensam, como enxergam a realidade.
Os perfis da moçadinha no Orkut estão repletos de citações. É como se dissessem: “não consigo exprimir minha visão de mundo, mas isto diz o que sou, o que penso!
Eu também faço isso. Frequentemente sou assaltado com a sensação de que um autor me conhecia e sabia exatamente o que pensava e o que sentia. E aí, aquele texto, poema ou canção ficam estampados feito tatuagem na minha cabeça por dias e dias, martelando aqueles sentimentos e idéias que pareciam inexprimíveis, mas que estão ali, tão claros.
Foi assim, recentemente com a música de James Taylor, “The Secret of Life”. Ela parece conter percepções sobre a vida que eu não conseguia colocar de forma compreensível, caso tentasse explicar a alguém qual o segredo da vida.
Primeiro porque a vida não tem um segredo – ela própria é um segredo que os homens tem há muito tentado decifrar, sem sucesso.
Segundo porque quem sou eu para formular a qualquer um, até a mim mesmo, o que seja a vida ou como deva ser vivida? Longe de mim tal pretensão! Sou como aquele adesivo na traseira de carro: “Não me siga, eu também estou perdido!

Mas James Taylor penetrou em minha pele e não é possível ignora-lo. Eis porquê:
(antes de continuar a leitura, clique aquí para ouvir a música)

The secret of life is enjoying the passage of timeo segredo da vida é apreciar a passagem do tempo.
Uau!! Eis aí uma novidade !! Os jovens nem sabem o que é o tempo. Estão muito ocupados vivendo o “agora”. Os adultos não podem apreciar a passagem do tempo. Estão “ganhando dinheiro”, “trabalhando”, “sustentando a família”, “garantindo o futuro”, “ocupados demais”. Os velhos não conseguem apreciar a passagem do tempo. O “fim está próximo”, tem muito “medo de morrer”, o “meu tempo já passou”, “não mais o que fazer”, “hoje, não, tô com uma dor aqui...”

Any fool can do it, there ain't nothing to itqualquer tolo pode faze-lo, não há nada a fazer.
Pois é, eu ia justamente perguntar como é que a gente “aprecia a passagem do tempo”, e ele diz que qualquer um pode faze-lo. Mas fazer o quê?

Nobody knows how we got to the top of the hillninguém sabe como chegamos aqui em cima.
Sei não. Tem gente que vai dizer que foi o avanço da civilização! Seja como for...

But since we're on our way down, we might as well enjoy the ride mas já que estamos ladeira abaixo, o melhor é curtir o passeio.
Ah! Isso é verdade! Que o mundo tá indo pro brejo, acho que ninguém - além do Bush e seus bushistas – duvida.  Agora, curtir o passeio?! Não há nada pra fazer?!

(continua amanhã...)

Nenhum comentário: