quarta-feira, maio 31, 2006

Esqueci!

Quem me conhece sabe que sou esquecido. Herdei de meu pai, esquecido-mór. Um dia preciso escrever as histórias de esquecimento dele. Vocês vão rolar de rir.
Bem, ontem à noite, ao me deitar, veio à mente um assunto que gostaria muito de partilhar no blog. Comecei então a dar forma ao texto, pensar nos argumentos, nas frases, etc. Fiquei satisfeito com o resultado e adormeci contente. Ao acordar hoje, tinha várias coisas a fazer e resolvi que me sentaria pra escrever assim que tivesse uma chance. Ela chegou agora. Sentei-me pra escrever e... nada! Juro! O assunto tão legal que eu tinha, sumiu!
Mas ainda acho o danado e publico ele aqui. Mais tarde. Promessa.

terça-feira, maio 30, 2006

Sillyness

Em portugues é "besteira", "bobagem", mas o sentido é o de algo bobo, sem importância. É impressionante a quantidade de coisas que fazemos e o tempo que gastamos com coisas bobas, sem valor.
Lembrei-me disso quando o Lou disse no seu blog (http://lh.mello.blog.uol.com.br) que leu no jornal que um brasileiro poderia ir ao podium e que um terremoto varrera a Indonésia. Perto da tragédia que é um terremoto que mata 5 mil pessoas, qual o valor de uma corrida de fórmula 1 com um brasileiro no podium? Nenhuma, bobagem.
Mas não dá pra viver sério a vida toda e nós nem temos a capacidade de avaliar tudo a ponto de dizer que algo seja realmente "besteira" total e a outra coisa seja "importante" mesmo.
Ficamos "in between": um pouco de bobagem e um pouco de seriedade não fazem mal a ninguém.
O difícil é achar o danado do equilíbrio, não é? Mas continuem tentando. Eu estou.

segunda-feira, maio 29, 2006

Clima

Esta época do ano oferece uma experiência climática interessante pra quem mora nestas bandas do país. Pela manhã, a temperatura era de 15 graus, o que apontava para uns 12 ou 13 graus de mínima à noite. Brrrr...
Logo depois das duas da tarde, o termômetro de casa indicava 29 graus!!! A idéia de uma praia, por exemplo, ou um sorvete, era muito atraente.
Pela manhã, junto com o frio, uma névoa enganosa, deixava a gente em dúvida sobre se iria chover ou fazer sol. À tarde, o poente vermelho exibe, agora, um espetáculo digno de um grande Criador.
A gente passa pela vida tão ocupado ou preocupado com as coisas que nem chega a perceber ou se dispor a "curtir" tudo isso. É uma pena!

quarta-feira, maio 24, 2006

Poemeu roubado

Chupei do blog do Volney Faustini (http://volneyf.blogspot.com) porque achei muito interessante:

"Pariu o blog, escreva
Tem o que falar, escreva
Está triste ou alegre, escreva
Tá sem vontade, escreva
Tá sem tempo, acorde.

E pra você que veio aqui:
Veio ler, comente
Não gostou, comente
Concordou, comente."

Só não mente...

terça-feira, maio 23, 2006

O império do Novo

Acabo de ver na TV a propaganda da Ford sob o tema "O Novo". mesmo não prestando atenção na primeira vez, senti-me incomodado pelas frases e vi com atenção logo depois, quando repetiram. As frases de louvor ao "Novo" são do tipo: "o novo sempre vence...", "o novo é belo...", "o novo nos torna mais belos...", "o novo é lindo...", que culminam com a forçosa conclusão de que (se tudo acima for verdade) "uma atitude inovadora muda o mundo". Incrível como impigem (!) um conceito (novo) que o novo nunca teve, com uma voz melosa e imagens agradáveis, porém totalmente enganoso. O novo não é garantia de nada!!!! Pode ser uma novidade horrorosa!!! Como a eleição do presidente... ahhnnn... Bush! O pior é que uma propaganda legal não precisa ser necessariamente mentirosa (se bem que, pra vender, ajuda). Pena que as empresas que tem o poder econômico pra fazer comerciais éticos, não estão nem aí!!! Taí, alguma "ong" podia implantar um ranking dos comerciais mais éticos e dos menos no mercado brasileiro. Seria interessante...

O Código !

Tô curioso pra ver "Código Da Vinci". Apesar de ter lido que os críticos o odiaram (além da Igreja Católica, óbvio), a vontade de assistir o filme se mantém por alguns motivos: prefiro verificar por mim mesmo, afinal já gostei de muito filme que foi malhado e odiei muitos que foram elogiados; gostei do livro, não que creia na história, é absurda, mas como ficção, gostei mesmo, então nada mais natural do que assistir o filme, certo?; gosto do Tom Hanks, já fez muitos filmes que me emocionaram (de rir ou chorar) e me fizeram refletir um bocado (quem não se lembra de Forest Gump, A Espera de um Milagre, etc?), portanto, nada mais justo que assistir a este também, não é?
Depois te conto o que achei, certo? Ah, e se vc já viu, me dê sua opinião!
Tchau!

segunda-feira, maio 22, 2006

Liberdade! liberdade? Ah... liberdade

Fui comer uma balinha, destas que tem um bilhetinho dentro. Dizia que eu era de Gêmeos (uau! tá certo!!!) e que prezo minha liberdade. É verdade. Mas qual? Tenho mesmo liberdade? Devo prezar esta tal liberdade? Na verdade, prezo mais a vida do que a liberdade. Pois a vida é feita de compromissos e envolvimentos, muito pouco de liberdade. Tenho com meus filhos, minha esposa, meu trabalho, meus amigos, minha cidade, minhas crenças e valores compromissos que não trocaria por toda a "liberdade" do mundo. São "doces" algemas que me prendem à vida e à tudo pelo qual vale a pena viver. Prefiro a "prisão" da vida do que a "liberdade" de uma vida sem o amor. Sentimento meio brega, mas verdadeiro.

quinta-feira, maio 18, 2006

Preocupações...

"What, me worry?", dizia o Newman, da revista Mad. A revista é antiga, mas o lema é "fresh" como o ônibus queimado desta manhã. Parece que muita gente tá enfrentando esta "crise" com um ligeiro dar com ombros e dizendo: "não é comigo, isso é problema das otoridade". Voces vão ver, em um mês ninguém vai mais dar um centavo ou fração de segundo de atenção pra tudo isso. Mas os bandidos vão continuar lá... Ou não?

quarta-feira, maio 17, 2006

Hexa e outras geometrias

Competições existem aos montes, para todos os gostos: futebol, barcos a vela, política, eleições, penitenciárias, etc. Eu só espero que nosso desempenho na Copa não seja equivalente ao das nossas autoridades no campo da segurança pública: goleada pros criminosos (se fosse futebol, seriam argentinos...). Agora, o que me adimira é que tanta gente se conforme em morar numa megalópole como São Paulo, onde as tragédias são maiores, grandiosas, incontroláveis e o bom acontece timidamente. Melhor coisa que fiz foi mudar-me de Sampa há quase 25 anos... Recomendo a quem mora lá e puder: sai daí, meu!!!

terça-feira, maio 16, 2006

Larga a mão de ser besta, seo!

Um dos grandes privilégios do mundo é ter um amigo com liberdade pra dizer prá você: "larga a mão de ser besta, seo!" Porque realmente a gente de vez em quando dá uma de bobo, pisa na bola feio e nem se toca... precisamos de alguém que possa nos colocar de volta nos trilhos, chamar a nossa atenção, brigar, xingar se for preciso. Tem gente que se ofende quando um amigo - mas amigo mesmo - aponta um erro, faz uma crítica, dá um conselho. Mas é bobagem. Li uma vez a frase: "não quero um amigo que se incline quando eu o faça; minha sombra faz isso muito bem!" E é verdade. Por isso, agradeça se você tem um amigo chato, que pega no seu pé de vez em quando. Esse vale o peso em ouro!!! Por mais difícil que seja aguentá-lo. Uma espécie de "grilo falante" da consciência do Pinochio. Não é mesmo?

sexta-feira, maio 12, 2006

Crimes Hediondos

Sou totalmente a favor dos direitos humanos, e tudo o mais. Mas não consigo entender, nem engulir essa agora de dar aos criminosos condenados por crimes hediondos os direitos que tem os condenados a crimes mais leves. Inclusive acho mesmo que devíamos instituir a prisão perpétua, porque realmente há muita gente que não deve viver em sociedade. O cara estrupa, mata, sequestra e depois de alguns anos passa para regime semi-aberto!!! Qui qui é isso? Assim o sistema judicial brasileiro cai em descrédito e os bandidos se animam. Por outro lado, pode dar munição aos pró-pena de morte, algo tão insano que nem quero comentar aqui. Ah, deixa pra lá. Vou dormir, amanhã tem mais.

Soberba

Parece que o Bush reconheceu que autorizou a escuta telefônica inconstitucional de milhares de cidadãos americanos; disse estar certo e que não vai se desculpar... afinal está em guerra! Contra quem? O terrorismo? Parece um inimigo virtual... Boa justificativa para usar e abusar da soberba que tomou conta do Bush, declarando-se defensor dos valores mais caros da sociedade civilizada. O que me impressiona é o fato das pessoas tão facilmente "se acharem" os "tais" e não perceberem que são mesmo é ridículos imbecis, pó que em breve voltará ao pó... Assisti há alguns dias o filme sobre Alexandre, o Grande, depois de ter lido um pouco sobre sua vida. Achava-se o tal, um verdadeiro deus, capaz de tudo. No entanto, morreu aos 33 anos e todo seu orgulho, soberba e invencibilidade não o livraram da doença e da morte prematura. Acho que o Bush será lembrado no futuro... como um grande idiota de chegou à presidência da nação mais poderosa do planeta e... foi um enorme fiasco.

quinta-feira, maio 11, 2006

Esse Evo Morales!

O danado me fez passar por maus momentos estes últimos dias. Logo de cara, me deu vontade de esmurrar o cara por causar preju aos "legítimos interesses brasileiros" ao anunciar a nacionalização dos recursos naturais e a desapropriação das terras de propriedade de estrangeiros. Em seguida me vem à mente os séculos de exploração dos recursos minerais do paupérrimo país, a situação calamitosa na qual vive a maior parte da população e bate um certo remorso por estarmos usufruindo lucros às custas do povo boliviano... e pensar que eu quase instalei gás natural no meu carro! Ouvi uma vez que negócio bom é bom pros dois lados. Parece então que não tínhamos um bom negócio com os bolivianos, não é? Agorinha vi o Evo fazendo uma declaração na Europa e não puder impedir um tiquinho de torcida para que ele dê certo como presidente e que tudo isto acabe bem... prá todos nós. Será?

Papo gostoso e fútil...

Nossa! Não tenho nada contra, mas não aguento mais o Galvão Bueno, nem o Luciano ou o MIlton Neves. Em geral, não gosto de bate papo sobre futebol, apesar de gostar muito de esportes. Mas, surpresa minha, vi outro dia um programa na SporTV, tipo "mesa redonda" com Luis Carlos Jr. e Marcelo Barreto. Que legal, cara! Pareciam tão à vontade, alegres, sem máscaras que até senti prazer em ouvir o que falavam. Papo sem pretensão, mas com informações úteis pra quem tivesse interesse em esportes, especialmente em futebol, que fazem vc passar alguns momentos desestressando-se das preocupações do dia-a-dia. Nada mais.

quarta-feira, maio 10, 2006

A Verdade Está Lá Fora...

O subtítulo do seriado Arquivo X, do qual sou fã, implicava em dois pressupostos: a verdade existe, e, se você encontrá-la, a reconhecerá.
Mas o caminhar da carruagem na política nacional dá a impressão que a verdade, se de fato existe, é algo fluído, que toma diversas formas, e camaleônico, adquirindo cores dependendo da situação, ou de quem a encara.
Fico, então, com um sentimento de impotência diante da situação calamitosa que dizem existir na política nacional. Não sei nem o que é verdade, como posso me posicionar? E caso me posicione, qual a chance de estar certo? E se acertar, qual a possibilidade de alterar a situação?
Até cerca de 5 anos atrás, carregava a esperança de que a mudança política era possível e viria, um dia. Hoje, já não tenho esta esperança e não sei se algum dia houve mesmo a possibilidade de mudar efetivamente para melhor a situação política nacional. Se há, digam-me porque eu não vejo saída.
Ouço muito a frase que hoje estamos pior do que nunca. Sei não... Provavelmente temos apenas mais acesso a mais informações, o que nos causa a impressão de que estamos hoje em situação pior do que antes... Será?
Fico por aqui, por enquanto.

ATUALIDADES

Carpe Diem, diz o ditado. Então, o dia é hoje. Qualquer coisa que pode ser feita hoje, que seja, pois o amanhã a Deus pertence. Só que o hoje é a somatória dos efeitos do ontem com as expectativas do amanhã. Por isso sempre nos referimos ao que almejamos ou àquilo que já passou. Portanto, ao escrever sobre o que se passa, na realidade estarei mencionando ou o passado, ou o futuro, pois o presente é fugidio e virtual. A esperança é de que seja relevante, tanto pra mim, ao escrever, quanto pra vc, leitor, ao separar tempo e disposição para ler as mal traçadas. É isso aí.