segunda-feira, junho 25, 2007

Observações de um turista distraído - 6

Conhecer Pompéia, a cidade enterrada, foi uma experiência arrepiante. Caminhar pelas ruas, entrar em casas, cozinhas, salas, quartos e até banheiros. Visitar padarias, jardins, bordéis (!), spas, templos, mercados, teatros e praças onde moravam, trabalhavam, viviam em sociedade milhares de homens, mulheres e crianças há mais de 2.000 anos. Apreciar suas artes (pinturas, esculturas, arquitetura) e tentar imaginar o horror da quele dia fatídico, quando toneladas de cinzas vulcânica, em fogo, soterraram a cidade e seus habitantes (alguns deles ainda estão lá, com o pavor, surpresa e sofrimento estampados no rosto petrificado). É algo que causa um impacto mesmo no mais distraído turista...

Saímos de lá pensando em nossa própria sociedade e suas ilusões de grandez; em nossa vida diária, e sua imensa e infinita fragilidade.

sexta-feira, junho 22, 2007

Abençoai as feras e as crianças...

O post da Georgia sobre trabalho infantil (comentei aqui dia 19/6, sob o título "Eu indico este post") me lembrou da música dos Carpenters - "Bless the beasts and the children" - trilha sonora de filme de mesmo nome. E ouvindo-a, lembrei-me do amor e dedicação da minha filha Dani, veterinária que é, à causa dos animais.

Acho que só quem se compadece destes (feras e crianças) tem idéia do que seja o amor de Deus...


Ah, a música está arquivada no "Música, colírio d'alma". É só clicar no botão "Box" azul e procurar o arquivo com a música. Ou clicar no vínculo abaixo... e bom proveito!!!
http://www.goowy.com/file2qxzfodq3r-f_71931363-4598-mp3-Carpenters%20%2D%20Bless%20The%20Beasts%20and%20Children.html

Cenas Inesquecíveis

O filme "Meu nome é Ninguém", um spaguetti western de 1974, com Terence Hill e Henry Fonda, tem algumas cenas inesquecíveis de tão hilárias.
Numa delas, o famoso pistoleiro e já meio envelhecido Jack Beauregard (Henry Fonda) atravessa uma ponte sobre um caudaloso rio quando percebe que seu misterioso e mal trajado fã (Terence Hill) - que diz chamar-se Ninguém - está dentro do rio, com um enorme pedaço de pau nas mãos. Jack para intrigado e vê Ninguém pegar uma mosca com a mão, sacudi-la bem e coloca-la, inerte, sobre a água. Em seguida, ergue o pau bem acima da cabeça e fica imóvel. "Coisa de louco", pensa Jack. A mosca volta a si e mexe-se sobre a água. De repente, Ninguém desce o pau sobre a mosca com toda a força e afunda na água. Passam-se alguns segundos e ele se ergue, enxarcado. Nas mãos, no lugar do pau, um enorme peixe !!!
Inesquecível !!!

quinta-feira, junho 21, 2007

Cenas Inesquecíveis

Aproveitando a deixa de hoje, do meu amigo Lou - em nossa querida Gruta - relembro, aos fãs de Woody Allen, cena inesquecível quando ele está, como sempre, conjecturando sobre as agruras da vida, deitado no sofa da sala de sua casa:

"Deus bem que podia existir; se ao menos Ele existisse, a esperança seria possível. Se acaso Ele existe, porque não dá um sinal de Sua existência? Não precisaria ser nada grandioso, um milagresinho à toa já bastava. Por exemplo, Ele podia fazer um crédito de um milhão de dólares em meu nome numa conta bancária na Suiça... Mas nem isso!"

Hilário e inesquecível !!!

quarta-feira, junho 20, 2007

Crtl + C, Ctrl + V

A Georgia, do Saia Justa, fez um comentário a respeito da minha indicação do post dela para o Meme do Adriano. Achei tão bom que tomo a liberdade de reproduzi-lo abaixo. Faço minhas as palavras dela:

Oi, tudo bem com você?Vim retribuir a sua visita enao sei de nenhum Meme e também nao sei se devo te agradecer por isso (rs). Já me falaram que estou pisando em formigueiro. Eu mesma escrevi estar pisando em dinamite... Minha intencao nao foi essa, minha intencao foi somente acordar muita gente que anda dormindo e quer continuar dormindo. Como ter um blog hoje em dia virou "Status" prá muita gente, seria bom que nós blogueiros saíssemos de trás das telas e fizéssemos uma limpeza pela nossa cidade. Que se colocasse à disposicao das autoridades das sua cidades para trabalho voluntário. Como queremos nao ser assaltadas se nao fomos visitá-lo enquanto ele estava preso? Como queremos que aquela crianca nao se torne um marginal amanha se hoje nao demos a ele condicoes de ajuda? Nao somos seus pais verdadeiros? Nao temos nada com isso? Mas vamos ter quando ele nos apontar uma arma na cabeca. Ai, será tarde demais.Um grande abraco e volte sempre às tercas-feiras se desejar.

Fico feliz pelo privilégio de conhecer alguém com a Georgia, mesmo que de longe e virtualmente!

terça-feira, junho 19, 2007

Eu indico este post...

Alê (obrigado pela audiência!) desafiou-me a indicar um post para o Meme do Adriano, e seu blog Terceiro Dia.
Eta tarefa difícil !!! Mas, com a ajuda da Georgia, indico, com muito prazer o post dela sobre o trabalho infantil, no dia de hoje, 19 de junho, no Saia Justa . Leitura imprescindível !!!

Aproveito pra dizer que tá difícil voltar a acompanhar os meus blogs preferidos porque a navegação com o Linux ainda está cheia de probleminhas. Mas, assim que a coisa entrar na rotina, volto a visita-los com a merecida frequência. OK?

Bem, resta-me desafiar o Volney, o Hernan, e o Robson para indicarem um post essencial...

segunda-feira, junho 18, 2007

Observações de um turista distraído - 5

A Itália é um país maravilhoso. Tem um acervo histórico impressionante; tropeça-se em vestígios da antiguidade, medievais ou renascentistas a todo momento.

Mas é também uma colcha de retalhos, cada pedacinho com suas características. Afinal, só em 1860 é que a Itália voltou a ser um só país, desde o fim do império romano!

Um pedacinho cativante é Napoli. Cidade costeira, dinâmica e alegre.

Entretanto, um péssimo detalhe quase estraga com a cidade: é muito, muito suja!!! Por toda parte há uma enorme quantidade de toco de cigaros, latinhas de cervejas, garrafas pet de refrigerantes, papéis de todo tipo jogados pelas ruas, nas praças, nos cantos do prédios. Dá a impressão que essa mania de jogar lixo na rua faz parte da cultura local, e, portanto, deva ser preservada.

Discordo, Napoli tem um povo e um patrimônio histórico-cultural de alta qualidade. Vale a pena visita-la, curti-la. Mas as autoridade precisam implantar uma campanha para deixar a cidade mais limpa. Seria a queijo sobre a pizza...

Cenas inesquecíveis

Alguns filmes nos marcam por cenas, algumas de poucos segundos de duração, que contém um gesto, uma piada, uma frase, um clima, inesquecíveis.
Um exemplo simples:
Quem é mais "maduro" lembra-se da série de TV "Magnum". Pois, com certeza, lembra-se também do gesto típico do Thomas quando desistia de argumentar com alguém numa discussão qualquer - a cabeça caindo, queixo junto ao peito, como que suspirando...
Inesquecível !!!
Outro:
Buth Cassidy e Sundance Kid, feridos, cercados por exército, sem munição, discutem o que farão no futuro, depois de se livrarem daquela situação impossível. Ao sinal combinado, saem do abrigo, correndo e atirando e o espectador só ouve o grito "Fuego". O som de milhões de tiros ocupam o cinema enquanto a imagem dos dois "heróis" é congelada e torna-se sépia como uma folha amarelada de jornal velho...
Inesquecível !!!

sexta-feira, junho 15, 2007

Observações de um turista distraído - 4

Escreve-me Fla Mendes - http://flamds.blogspot.com/ - de Portugal, pedindo que dê dicas para visitar Paris, pois ela pretende viajar por lá em breve.
Flá, só posso dizer o que fiz, certo ou errado. Certamente voce fará diferente, do seu jeito, e terá resultados diferentes também. Melhores ou piores, impossível dizer.
O que Elaine e eu podemos dizer com segurança é que Paris merece ser visitada; que um passeio de barco pelo Sena vale o preço pago; que é impossível ver tudo numa única visita, e que portanto, veja o que der, sem pressa ou agonia pelo que ficará sem ser visto (quem sabe na próxima...); ande a pé e de metrô - leva-o facilmente onde quiser; os museus não são baratos, caso queira visitá-los, leve muitos euros!!!; fotografe, são lembranças para toda a vida.
Boa viagem e boa sorte!!!

Enfim, o Linux !!!

Amigos, leitores, visitantes:
Após um longo período, entre meu rompimento com a Microsoft e o dia de hoje, fico feliz em comunicar que estou usando o Kurumin, um programa Linux brasileiro, para acessar e escrever estas mal traçadas linhas... Iupiiii !!!
Não foi, e não está sendo fácil. Apesar de muito mais amigável do que pensava, o programa ainda exige conhecimentos de informática que meros mortais - como este que vos escreve - não possuem.
Conclusão: estou apanhando um bocado, mas a satisfação de poder navegar na Internet, ler meus e-mails, escrever neste blog, e ficar em contato com o mundo sem precisar do Sr. Gates (toc, toc, toc), compensa todas as horas passadas decifrando os meandros do Kurumin.
Não irei, precipitadamente, aconselhar, ou mesmo sugerir que voces joguem seus windows na lixeira e instalem um Linux. Quem desejar provar, não é difícil. O windows - pirata - ainda está instalado neste computador, portanto, a qualquer dificuldade intransponível, posso acessar a máquina por ele. E tudo isso me custou muito pouco (menos que 20 euros), além de ter ficado 2 dias sem o computador. Se voce quiser tentar, faça o mesmo. Depois de acostumar-me com o Linux, pretendo fazer a cerimônia fúnebre do Windows com toda pompa e circunstância...
Bem-vindo ao mundo do software livre !!!

quinta-feira, junho 14, 2007

Observações de um turista distraído - 3

Os parisienses são danados !!! Além de todos aqueles monumentos monumentais, por toda a cidade, eles ainda deram um jeito do turista abrir mais a boca, de espanto, ao chegar a um monumento. Colocaram a boca da estação do metrô mais próximo ao monumento virada para o dito, de forma que, à medida que voce sobe pela escada rolante, aquele monumento imenso começa a aparecer, e vai crescendo, crescendo a tal ponto que ao sair da estação voce tá de cara com a aquela coisa enorme e bela. Aí, até sem querer, você solta um "uau!!!" Foi o que fez a Elaine, que está de chapeuzinho claro na foto, ao sairmos do metrô para ver o Arco do Triunfo. Ela está de costas, por isso voces não podem ver a cara de assombro dela - nem do fotógrafo.
O problema é que a cidade inteira é assim: você vira uma esquina e dá com um monumento impressionante ou com um edifício imenso e belo.
No fim da visita, só é possível concordar com a opinião geral e dizer que Paris é... bem, Paris é... Paris !!!



quarta-feira, junho 06, 2007

Observações de um turista distraído - 2

Respeito ao pedestre.
Esse foi o primeiro impacto que tive na Europa. Mesmo em Napoles, cidade caótica e até suja, é só voce por os pés na faixa de travessia de pedestres para os veículos pararem e esperarem voce atravessar a rua. Im-pre-ssi-o-nan-te!!!
Não que isto seja algo exclusivo do europeu, gente tão civilizada. Nada disso. É algo totalmente viável até mesmo aqui, no Brasil. As cidades de Brasilia, Gramado e Florianópolis são prova disso.
Sabem o que senti, ao ser tratado assim, como pedestre? Respeitado como ser humano, digno apesar de não estar dentro de um automóvel. Aqui no Brasil parece que a dignidade fica dentro do carro, de modo que se voce é pedestre, é algo menos que ser humano.
E olha que o trânsito lá não é nenhuma maravilha. Será até tema de uma observação futura.

segunda-feira, junho 04, 2007

Observações de um turista distraído - 1

Cheguei de 32 dias de viagem, 14 cidades, 7 meios de transporte, 3 línguas, 2 continentes... ufa! Viajar é muito, mas muito bom. Mas também é cansativo. As diferenças de (con)-fuso horário me deixam zureta; os costumes, línguas e climas diferentes me fazem parecer um "perdido no espaço", olhando tudo - até as coisas mais corriqueiras - como se fossem um espanto extraterrestre. Realmente, pra aproveitar uma viagem a gente tem que se conformar em fazer papel de bobo mesmo.
Foi o que Elaine e eu fizemos. Por um mes.
Bem, depois de milhares de quilômetros, milhares de fotos e alguns "micos", recolhi algumas reflexões que certamente serão de interesse dos meus amigos-leitores. Por isso, nos próximos dias, tentarei colocar na sua tela algumas dessas observações. Espero que gostem.
A primeira observação, então, é essa: depois de uma longa viagem de férias, o que você mais precisa é... descansar!!!